quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sobradinho - Sá e Guarabira


Livro ''Os Sertões''

                                                    

Estas duas partes são essencialmente descritivas, pois na verdade "armam o palco" e "introduzem os personagens" para a verdadeira história, a Guerra de Canudos, relatada na terceira parte, A Luta. A Luta é uma descrição feita pelo jornalista e ser humano Euclides da Cunha, relatando as quatro expedições a Canudos, criando o retrato real só possível pela testemunha ocular da fome, da peste, da miséria, da violência e da insanidade da guerra.
Retratando minuciosamente movimento de tropas, o autor constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo de um massacre que começou por um motivo tolo - Antônio Conselheiro reclamando um estoque de madeira não entregue - escalou para um conflito onde havia paranóia nacional pois suspeitava-se que os "monarquistas" de Canudos, liderados pelo "famigerado e bárbaro Bom Jesus Conselheiro" tinham apoio externo. No final, foi apenas um massacre violento onde estavam todos errados e o lado mais fraco resistiu até o fim com seus derradeiros defensores - um velho, dois adultos e uma criança.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tirinhas com Relação a Canudos







http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://joseaguiar.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/06/canudos.jpg&imgrefurl=http://filosofandoehistoriando.blogspot.com/2009_05_01_archive.html&h=439&w=450&sz=85&tbnid=qBokNIz9jnCPoM:&tbnh=90&tbnw=92&zoom=1&usg=__VyAB7xn_ZZapG30PCT7D5PHps74=&hl=pt-BR&sa=X&ei=wMo_ULedMKXx6AHj34D4Dw&ved=0CC8Q9QEwAw&dur=450


A Revolta de Canudos

É a história real do arraial de Canudos, construído no sertão da Bahia no século XIX
a arrasado pelos soldados da recém criada República. Antonio Conselheiro,
 figura misteriosa com discurso e postura messiânicos reuniu os desiludidos durante
 anos de peregrinação. Seu discuso monarquista atraiu a ira do governo, que decidiu
arrasar a cidade. Canudos resistiu bravamente até ser totalmente arrasada do mapa
pelas forças do exército num dos episódios mais sangrentos da história do Brasil.Este
é um álbum que foi publicado em 2008 pela editora Escala Educacional 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Biografia do Autor

Moacyr Scliar 


 Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), no Bom Fim, bairro que até hoje reúne a comunidade judaica, a 23 de março de 1937, filho de José e Sara Scliar. Sua mãe, professora primária, foi quem o alfabetizou. Cursou, a partir de 1943, a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário, uma escola católica.Em 1955, passou a cursar a faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), onde se formou em 1962. Em 1963, inicia sua vida como médico, fazendo residência em clínica médica. Trabalhou junto ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), daquela capital. Publica seu primeiro livro, “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962. A partir daí, não parou mais. São mais de 67 livros abrangendo o romance, a crônica, o conto, a literatura infantil, o ensaio, pelos quais recebeu inúmeros prêmios literários. Sua obra é marcada pelo flerte com o imaginário fantástico e pela investigação da tradição judaico-cristã. Algumas delas foram  publicadas na Inglaterra, Rússia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda e Espanha e em Portugal, entre outros países.Em 1965, casa-se com Judith Vivien Oliven.Em 1968, publica o livro de contos "O Carnaval dos Animais", que o autor considera de fato sua primeira obra.Especializa-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Inicia os trabalhos nessa área em 1969.Em 1970, freqüenta curso de pós-graduação em medicina em Israel, sendo aprovado. Posteriormente, torna-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública.Seu filho, Roberto, nasce em 1979.A convite, torna-se professor visitante na Brown University (Departament of Portuguese and Brazilian Studies), em 1993, e na Universidade do Texas, em Austin.Colabora com diversos dos principais meios de comunicação da mídia impressa (Folha de São Paulo e Zero Hora). Alguns de seus textos foram adaptados para o cinema, teatro e tevê.Nos anos de 1993 e 1997, vai aos EUA como professor visitante no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University.Em 31 de julho de 2003 foi eleito, por 35 dos 36 acadêmicos com direito a voto, para a Academia Brasileira de Letras, na cadeira nº 31, ocupada até março de 2003 por Geraldo França de Lima. Tomou posse em 22 de outubro daquele ano, sendo recebido pelo poeta gaúcho Carlos Nejar.O escritor faleceu no dia 27/02/2011, em Porto Alegre (RS), vítima de falência múltipla de órgãos. 
http://www.releituras.com/mscliar_bio.asp 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Equipe:

Yasmim Sousa
Stella Dias
Lara Madeira
July Rodrigues
Marina Ximendes
Hevânia Policarpo
Felype Hendrio
Jesse Rodrigues
Wiliam Wallace